Pontão Geribanda FURG

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

CulturaDigital em nova versão



Acabamos de realizar uma atualização geral na versão do software que realiza a plataforma CulturaDigital.BR (WordPress / BuddyPress). Para nós da Coordenação-Geral de Cultura Digital do MinC, é uma satisfação poder apresentar um melhor serviço, com as funcionalidades de comunicação atualizadas e maior flexibilidade de customização para os usuários dos blogs. Com esta atualização, além de estarmos melhorando o já conhecido serviço público de hospedagem de blogs, nossa plataforma volta a ser uma verdadeira plataforma de rede social, como em sua proposta original (2009).
O CulturaDigital.br, com a presente atualização, torna-se também uma melhor plataforma de comunicação para grupos. A melhor integração dos comentários, nos blogs, nos perfis individuais, assim como nos grupos e fóruns, incrementa as funcionalidades de conversa e provê melhores condições para a hospedagem de discussões temáticas. Nos colocamos à disposição para dialogar com grupos que necessitem de recursos específicos — procure-nos no blog de desenvolvimento.
Dentre os serviços oferecidos, no caso das Plataformas Colaborativas, estamos introduzindo o tema desenvolvido pelo Hacklab, o “Mapas de Vista”. Este tema é o mais usado para a construção de cartografias colaborativas, permitindo o registro de conteúdos geolocalizados utilizando Google Maps (veja exemplo), Open Street Maps(veja exemplo)  ou até mesmo uma imagem qualquer (veja exemplo). Esta aplicação vem se juntar às ferramentas de democracia online já oferecidas: a de Consulta Pública e o Delibera Online.
A operação das funcionalidades da plataforma permanece, de uma forma geral, a mesma. Neste período de adaptação à nova versão, queremos estar atentos às dificuldades que os participantes possam vir a ter. Para isso, em caso de dúvidas, sugestões, comentários, acesse o blog de desenvolvimento e deixe sua mensagem no campo em destaque. Como estamos em fase BETA, pedimos a todos compreensão e auxílio nas questões que ainda não funcionam como gostaríamos.
Nesta nova fase, queremos fomentar a dinâmica de conversas no âmbito do nosso rico universo de usuários, e também atrair novos grupos que tenham interesse em exercitar o compartilhamento de um espaço comum na Internet. Nos colocamos à disposição para o diálogo com todos que tenham idéias sobre novas formas de utilização e potenciais parcerias. O canal de diálogo é este aqui mesmo.

José Murilo

Coordenação-Geral de Cultura Digital
Secretaria de Políticas Culturais
Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário