Pontão Geribanda FURG

sexta-feira, 22 de junho de 2012

30° SEURS - de 3 a 5 Setembro na FURG


Chamada para o 30° SEURS (Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - 2012)

de 3 a 5 de Setembro

Universidade Federal do Rio Grande - FURG

TV Geribanda 020


Assista a web TV Geribanda n° 020

Fomento aos museus 2012: IBRAM lança 5ª edição do Prêmio Darcy Ribeiro


O edital do 5º Prêmio Darcy Ribeiro, publicado 31 de maio, no Diário Oficial da União e desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus, visa premiar práticas e ações de educação museal que, por meio das diversas relações de mediação com os públicos, convidem à apropriação, em sentido amplo, do patrimônio cultural, valorizando-o e promovendo sua preservação. As inscrições podem ser feitas até 31 de julho de 2012, através do Sistema Salic Web, disponível no Portal do Ministério da Cultura e na página do IBRAM.

A íntegra do edital está disponível aqui.

Fórum de coprodução do 38º Festival de Cinema Latino-americano de Huelva abre inscrições


Estão abertas até o dia 15 de agosto as inscrições para o fórum de coprodução do 38º Festival de Cinema Latino-americano de Huelva, na Espanha, que acontece de 17 a 24 de novembro. O fórum realizará sua 13ª edição, de 22 a 24 de novembro. Organizado com intuito de conectar produtores, diretores e distribuidores de cinema latino-americano, o fórum promove as relações entre cineastas de ambos os lados do Atlântico e incentiva o desenvolvimento de projetos audiovisual possíveis de serem feitas em coprodução entre a Europa e América Latina.

FSA abre inscrições para nova linha voltada à produção de longas-metragens


Estão abertas as inscrições para a Chamada Pública PRODECINE 04 da Linha A do Fundo Setorial do Audiovisual Voltada para operações de investimento na produção de longas-metragens, na modalidade complementação de recursos, essa linha do FSA conta com um total de R$ 40 milhões e funciona por fluxo contínuo. Para participar é necessário que os projetos apresentados tenham sido aprovados na ANCINE e que os candidatos já tenham captado mais de 30% ou 40% de seu orçamento de produção, dependendo de onde estão sediadas as produtoras dos projetos apresentados. Para se inscrever é necessário preencher e finalizar a inscrição eletrônica específica para este processo de seleção, disponível no portal do BRDE, agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual. As inscrições encerram no dia 30 de novembro.

Leia mais ANCINE divulga editais das chamadas públicas do Fundo Setorial do Audiovisual

Mostra Internacional de Filmes de Montanha será realizada em outubro


As inscrições para a mostra competitiva da edição 2012 da Mostra Internacional de Filmes de Montanha estão abertas até 23 de julho. Para competir, é necessário que o filme aborde como tema o montanhismo, e que não esteja disponível na integra na internet. A ficha de inscrição deverá ser preenchida e enviada para o endereço que consta no regulamento. Podem ser inscritos curtas e médias-metragens de montanha, natureza e aventura. O processo seletivo fica por conta da produtora 9d Produções, realizadora do evento. A Mostra Internacional de Filmes de Montanha existe desde 2001 e acontece em outubro na cidade do Rio de Janeiro.

Mais informações aqui no Site Oficial

quarta-feira, 20 de junho de 2012

30° SEURS NA FURG - 3 a 5 de Setembro 2012


A Universidade Federal do Rio Grande – FURG, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, tem a alegria e a satisfação de convidar Vossa Senhoria e sua Instituição para participar do 30º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – Extensão, Memória e Patrimônio, uma homenagem aos 30 anos de encontros e interlocuções de saberes a partir da experiência extensionista das Instituições Públicas de Educação Superior da Região Sul. O 30º SEURS será realizado em Rio Grande, RS, no período de 03 a 05 de setembro de 2012. As inscrições estarão abertas a partir do dia 22 de Junho.

Saiba mais informações no site do 30° SEURS

Mais informações para o envio de trabalhos acesse aqui

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Festival Internacional de Chicago abre inscrições para mostra competitiva



O Festival Internacional de Cinema de Chicago está com inscrições abertas para seleção de sua mostra competitiva. Para participar os filmes devem ser falados ou ter legendas em inglês e terem sido finalizados após julho de 2011. O evento conta com apoio D da Ancine, ou seja, cobre o custo de envio das cópias. O prazo para inscrição termina no dia 9 de julho. As mostras competitivas se dividem em Competição Principal, para longas-metragens; Competição dos Novos Diretores, para realizadores fazendo sua estréia no festival; Docufest, para documentários; Competição de Curtas, para curtas-metragens; e Cinema das Américas, para filmes latino-americanos. Acesse o regulamento. O evento acontecerá entre os dias 11 e 25 de outubro de 2012 no cinema AMC River East.

2º Prêmio MUHM de Fotografia


O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul está com inscrições abertas até 1º de agosto de 2012 para o 2º Prêmio MUHM de Fotografia: As Faces da Saúde. O concurso premiará fotógrafos profissionais e amadores com registros sobre prédios de hospitais, centros e postos de saúde, atendimento médico, pacientes, entre outros, de todo o Brasil. O objetivo é instigar, a partir da fotografia, reflexões sobre a saúde, do ponto de vista da universalidade do acesso. Os trabalhos serão julgados por integrantes do MUHM, de seu mantenedor, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, e pelos fotógrafos Luiz Eduardo Achutti, Rogério Amaral Ribeiro e um fotógrafo indicado pela Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul.

Ficha de inscrição e regulamento no endereço www.muhm.org.br

Leia mais aqui

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Labirinto - Produção Audiovisual


A jornada é de busca e libertação, nada além do ato de viver. Nosso objetivo é refletir e causar reflexão, permitindo que o público se aproxime o suficiente para sentir. Contamos a história de uma figura feminina presa em seu inconsciente. Em uma sinfonia de sentimentos ela busca libertar-se do labirinto que criou. A diretora, roteirista e produtora Paula Martins está representando o município de Rio Grande no seu projeto Labirinto, uma pesquisa independente em cinema surreal que está sendo realizada por recém-formados do curso de Produção Audiovisual da PUCRS. Fazer cinema no Brasil é difícil; fazer uma pesquisa em cinema no Brasil é surreal. Durante um ano (2011-2012) seis profissionais uniram suas pesquisas acadêmicas em: roteiro, direção, som, performance e atuação, fotografia e montagem. Essa pesquisa deu origem a um curta-metragem que agora precisa de ajuda para ser lançado. O curta vem acompanhado de uma performance cinematográfica que é basicamente uma instalação audiovisual, cuja proposta é caber em qualquer local oferecido (podendo adaptar-se à diversos espaços) e que revela o nosso processo de criação, antecipando o filme e revelando além da sua forma e conteúdo. Como vamos investir o dinheiro? Contamos com ajuda de apoiadores para realizar as pesquisas e as filmagens do curta, agora estamos na finalização e precisamos de ajuda para lançar e distribuir o filme. O lançamento vai ocorrer na cidade de Porto Alegre, acompanhado de um coquetel e um debate com a equipe e três profissionais da área. A distribuição de um filme envolve custos, não só os mais comuns como dvds e impressões mas também o envio do filme por correio para festivais no país e fora. O filme ficará em cartaz durante quatro semanas em sessões gratuitas e abertas à comunidade. Uma hora antes da exibição do curta é aberta a instalação cinematográfica interativa que acompanha o Labirinto e é composta pelo processo de criação do filme. Desde já o nosso muito obrigado a todos que fizeram esse projeto possível. Entre nessa você também e venha fazer parte dessa jornada cinematográfica!

Mais informações em
Cinema Labirinto e também no site Projeto Surreal


O catarse fica no ar por mais 40 dias, e para contribuir é muito simples, basta entrar nesse link: http://catarse.me/pt/projects/709-labirinto escolher o valor que lhe agrada e clicar em "quero apoiar esse projeto". O site loga pelo facebook do usuário e já leva para a página de dados e pagamentos, que pode ser realizado através de cartão de crédito/débito, paypall ou boleto bancário. O site ultiliza o sistema moip que é muito seguro e tranquilo, realizando o pagamento de forma rápida e segura.
Além de contribuir com o jovem cinema gaúcho, o apoiador ganha recompensas que variam de acordo com o valor contribuido.

Ponto de Cultura Barra Viva inicia produção audiovisual para 3ª Mostra de Audiovisuais



Projeto Cultural Barra Viva inicia produção para 3ª Mostra de Audiovisuais

Acesse a mais informações aqui no Ponto de Cultura BARRA VIVA

Ponto de Cultura CULTUART- com matrículas abertas


A Coordenação do Ponto de Cultura CULTUART de Pinheiro Machado informa que estão abertas as rematrículas e matrículas para o 2º semestre de 2012 nos cursos gratuítos de *Violão, Flauta, Teclado, Coral, Banda Marcial e Artesanato*.

Solicite sua ficha de inscrição pelo e-mail do Ponto de Cultura CULTUART
pontocultuart@gmail.com

segunda-feira, 11 de junho de 2012

3º DOC Futura recebe inscrições para pitching


Estão abertas até o dia 6 de julho as inscrições para o 3º DOC Futura, pitching que vai selecionar um projeto de documentário de 52 minutos de produção no modelo coprodução, para futura exibição no Canal Futura. O projeto vencedor receberá um prêmio de até R$ 110 mil, que deve ser utilizado nas etapas de formatação, conteúdo, pesquisa, direitos autorais, produção, realização e finalização. Apesar de serem aceitos projetos em desenvolvimento que possuam roteiro, será dada preferência a projetos ainda no início. Para se inscrever, as produtoras deverão descrever os objetivos do documentário, apresentar uma proposta que focada nos interesses da grade do Canal Futura, indicando a faixa de programação e público desejado, além de enviar obrigatoriamente uma promo/trailer (em DVD), com duração de dois minutos a cinco minutos.

Mais informações na página oficial do evento.

6° Curta Cabo Frio recebe inscrições


Estão abertas até o dia 1 de julho as inscrições para o 6° Curta Cabo Frio - Festival de Cinema da Costa do Sol, que acontece entre os dias 1º e 9 de setembro na cidade da Região dos Lagos. Serão aceitos curtas-metragens de todos os gêneros, realizados por brasileiros. A inscrição é gratuita. O festival se dividirá em quatro mostras competitivas, 3 de curtas-metragens e 1 de longa-metragem. As mostras Digital e Película selecionarão filmes de até 25 minutos. Já a Mostra Câmera de Celular/Fotográfica aceita curtas-metragens produzidos em câmeras de celular com duração entre 30 segundos a 5 minutos. Para a Mostra competitiva de longas-metragens podem ser inscritas produções realizadas em qualquer formato com o tempo entre 70 minutos e 120 minutos. As inscrições estarão disponíveis a partir de agosto na página oficial do evento.

Mais informações na página oficial do evento.

terça-feira, 5 de junho de 2012