Pontão Geribanda FURG

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Teaser Revista Lab Cultura Viva

Festival Cine Favela de Cinema aceita inscrições até 31 de agosto


7º Festival Cine Favela de Cinema, um dos maiores festivais de cinema periférico do mundo, tem suas inscrições para seleção abertas até 31 de agosto. O evento, que acontece entre os dias 20 de outubro e 12 de novembro, estará presente em quatro comunidades da cidade de São Paulo – Paraisópolis, Heliópolis, Capão Redondo e Cidade Tiradentes. O tema é livre e são aceitos filmes de todos os gêneros e formatos, finalizados a partir de 2010 e com duração máxima de 90 minutos. As inscrições gratuitas estão abertas a obras de todas as nacionalidades, desde que tenham sido realizadas por ONGs, associações, coletivos artísticos, periferias ou produtores independentes ou periféricos. Para os filmes estrangeiros selecionados, o festival se responsabilizará pelas legendas. O Festival é uma realização da Associação Cultural de Cine Favela e do SESC-São Paulo e conta com a produção da MUK.

Informações no site oficial do 7º Festival Cine Favela de Cinema.

III Festival Internacional de Curta-Metragem Vagón recebe inscrições


Estão abertas até o dia 31 de julho as inscrições para a Mostra Oficial de filmes do III Festival Internacional de Curta-Metragem Vagón 2012, que acontece de 14 a 21 de outubro em Ciudad Juárez, localizada no estado de Chihuahua, no México. Podem participar obras de qualquer gênero que sejam faladas, dubladas ou legendadas em espanhol. O formato da produção é livre e a duração máxima é de 30 minutos, incluídos créditos. A inscrição é gratuita. Entre os filmes selecionados para a mostra serão premiados o primeiro e segundo lugares na categoria internacional, a melhor fotografia, o melhor roteiro e a melhor interpretação.

Mais informações na página oficial do evento.

14ª Mostra Londrina de Cinema recebe inscrições


Estão abertas até 7 de julho as inscrições para a 14ª Mostra Londrina de Cinema, que acontece de 7 a 13 de setembro na cidade paranaense. Só serão aceitos filmes finalizados a partir de janeiro de 2011 e que não tenham sido exibidos em edições anteriores da Mostra. Os filmes não devem exceder 24 minutos e 59 segundos, incluindo os créditos, e os que não são falados na língua portuguesa devem ter legendas em português. A lista com as produções selecionadas será divulgada no dia 7 de agosto de 2012. Na Competitiva Nacional de Curtas, os filmes concorrem ao Troféu Udihara, uma homenagem ao cineasta japonês Hikoma Udihara, pioneiro do cinema londrinense. Há premiação em sete categorias.

Mais informações na página oficial da Mostra Londrina de Cinema

Acompanhamento de Propostas


Planilha com o número de projetos admitidos no mecanismo do incentivo fiscal da Lei Rouanet, por área cultural, vem sendo divulgada desde o mês de abril pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura. Além de levar a uma maior transparência e gestão de todo o mecanismo, a planilha possibilita aos produtores culturais acompanhar o andamento das admissões. De acordo com a Instrução Normativa nº 1 de 2012, a admissão de novas propostas está limitada, durante o ano, em 6.300, e respeita os limites por área cultural: nas Artes Cênicas, o limite é de 1.500 projetos; nas Artes Visuais, até 600 projetos; em Humanidades, até 900 projetos; na Música, até 1.500 projetos; no Patrimônio Cultural, o limite é de 600 projetos; e, no Audiovisual, de 1.200 projetos.

Leia mais

MinC divulga edital de processo seletivo para novos membros da Comissão


A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, assinou edital, publicado quinta-feira, 10 de maio, tornando pública a abertura do processo para indicação dos membros que vão compor a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura no biênio 2013/2014. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 10 de agosto. O edital está no Diário Oficial da União - seção 3, páginas 13 e 14. Serão preenchidas 21 vagas (7 titulares e 14 suplentes) para representantes de entidades associativas de setores culturais e artísticos e das representativas do empresariado, sendo composto de duas etapas: uma fase inicial de habilitação das entidades e uma fase final de indicação dos representantes das entidades, para decisão da ministra Ana de Hollanda. Os interessados devem preencher formulário e encaminhar a documentação, digitalizada, para o e-mail editalCNIC@cultura.gov.br.

1º Encontro de Conselheiros de Cultura do Rio Grande do Sul


Com a finalidade de debater o Sistema Nacional de Cultura será realizado o 1º Encontro de Conselheiros de Cultura do RS, no dia 1º de junho, às 8h30min, no teatro do SESC, Rua Alberto Bins, 665, Centro Histórico, em Porto Alegre. Segundo Margarete Moraes, representante do MinC na Região Sul, o encontro permitirá aos dirigentes de cultura aprofundar o debate sobre a importância da adesão dos municípios ao SNC. “A ideia central das discussões será a orientação para a formação dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais que tem como finalidade propor, formular, monitorar e fiscalizar as políticas culturais dos municípios”, diz Margarete. Os debates servirão para consolidar a implantação do Sistema Nacional de Cultura e contribuir para a institucionalização das políticas de cultura, assegurando sua continuidade como políticas de Estado, além de garantir financiamento público com repasse fundo a fundo, participação e controle social, dentre outros avanços. Na programação, painéis com representantes da Secretaria de Articulação Institucional do MinC, Consultores da UNESCO, CODIC, e Conselheiros Municipais de Cultura do Estado. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo email conselheirosdecultura.rs@gmail.com

Fundo Internacional da Unesco para a Diversidade Cultural recebe projetos culturais


O Fundo Internacional da Unesco para a Diversidade Cultural (IFCD) está selecionando projetos com foco em políticas públicas e desenvolvimento de indústrias culturais, com o objetivo de combater a pobreza nos países em desenvolvimento a partir das expressões artísticas. O programa tem a disponibilidade de apoio financeiro de até US$ 100 mil por projeto. A seleção segue até o dia 30 de junho, e maiores informações, assim como o formulário de inscrição podem ser acessados no site da Unesco.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Caixa abre seleção pública de projetos culturais


A Caixa Econômica abriu seleção pública de projetos culturais para quatro programas de apoio a propostas que serão realizadas ao longo de 2013. Entre os setores beneficiados, estão o artesanato, dança, teatro e patrimônio cultural. A iniciativa também lança um edital de ocupação dos espaços da CAIXA Cultural. As inscrições poderão ser feitas até 15 de junho, exclusivamente via formulário eletrônico, disponível na página Programas Culturais da Caixa. O resultado será divulgado até 05 de novembro. Além destas modalidades, podem ser apresentados projetos de palestras, encontros, cursos, workshops, oficinas e lançamento de livros.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

MinC abre seleção pública de propostas para apoio a projetos do campo Audiovisual


A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura lançou nesta segunda-feira, 7 de maio, Chamamento Público que visa selecionar propostas culturais que apresentem objetivos em conformidade com os programas e ações da secretaria. A seleção tem como finalidade ampliar a criação, produção, inovação, difusão e acesso a obras e serviços audiovisuais, respeitando as legislações vigentes que regulam os convênios entre o poder público e as instituições privadas. As propostas deverão ser apresentadas, até 21 de maio, após o credenciamento gratuito das instituições, que deve ser realizado pelo Sistema Online de Inscrição. Poderão participar instituições privadas, sem fins lucrativos, que comprovem sua existência e efetivo exercício de atividades, referentes à matéria do objeto da proposta, nos últimos três anos; e que estejam cadastradas no SICONV e no Portal de Convênios. Confira o Chamamento

Leia a matéria na íntegra

Festival VideoBabel recebe inscrições


Estão abertas até 10 de junho as inscrições para o Festival VideoBabel, que acontece em Cusco, no Peru, em julho. Podem ser inscritos filmes de até 15 minutos, que sejam da América Latina, Ásia (excluindo Japão), África e Europa Oriental. Os vídeos falados em uma língua diferente do espanhol ou inglês devem ser legendados em uma dessas duas línguas. Os vídeos devem ser enquadrados no contexto da arte temática, da cultura (antiga, tradicional ou contemporânea), da sociedade (ou transmitir sua visão crítica dos acontecimentos e eventos significativos) e/ou didático (difusão de conteúdos educacionais em qualquer campo de conhecimento e experiência). São aceitos histórias de ficção em diferentes técnicas e gêneros.

Mais informações na Página Oficial do Evento.

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural


O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, divulga a lista dos habilitados e inabilitados no Edital n° 1/2012 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural para viagens a serem realizadas no mês de junho. Os interessados na interposição de recursos devem enviar formulário nesta quinta e sexta-feira (dias 3 e 4 de maio) pelo endereço eletrônico: recurso.sefic@cultura.gov.br. Coordenado pela Sefic e com recursos do Fundo Nacional da Cultura, o Programa consiste na concessão de auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação de artistas, técnicos, agentes culturais e estudiosos em atividades culturais promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.

Festival Internacional de Cinema do Chipre recebe inscrições até 30 de julho


Estão abertas até 30 de julho as inscrições para a sétima edição do Festival Internacional de Filmes do Chipre-CYIFF, que será realizada em Nicósia, capital do país, de 6 a 22 de outubro. Serão aceitos filmes produzidos a partir de 2009, que sejam lançamentos no Chipre, do tipo curta ou longa-metragem. O evento conta ainda com premiação para diretores cipriotas, Mostra Panomara (para filmes fora de competição) e homenagem a filmes antiguerra. A direção do Festival pretende ainda realizar uma "Noite do Cinema Brasileiro". São aceitos curtas ou longa-metragens, de preferência de diretores iniciantes ou jovens diretores. As inscrições devem ser feitas Online.
Informações sobre o Festival podem ser obtidas na Página Oficial do Evento ou solicitadas por meio do email ciff@cyiff.com.

Festival de Cinema de Londres recebe inscrições


Estão abertas até o dia 22 de junho as inscrições para a seleção de filmes do tipo curta-metragem a serem apresentados no 56º BFI Festival de Cinema de Londres. O festival acontece de 10 a 25 de outubro no BFI Southbank e em outros locais da capital inglesa. As inscrições de longas-metragens se encerram no dia 6 de julho. Todos os filmes submetidos não poderão ter sido exibidos anteriormente no Reino Unido e devem ter sido produzidos nos últimos 18 meses. Lembramos que a ANCINE concede apoio do tipo A aos filmes brasileiros que forem selecionados, o que inclui concessão de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro para promoção do filme. O Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais Internacionais. As solicitações de apoio devem ser enviadas por e-mail para programa.apoio@ancine.gov.br. As regras estão no Regulamento do Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais Internacionais

Informações na Página Oficial do Evento.

Apoio à Cultura


A Lei de Incentivo à Cultura permitiu o repasse de R$ 600 mil para obras de restauração do Teatro Carlos Gomes de Blumenau/SC. Os recursos serão investidos em melhorias nas instalações cenotécnicas; nos sistemas de iluminação, projeção e sonorização; restauração do piso do palco; ampliação da área técnica; modernização de espaços, aquisição de equipamentos e segurança. O Projeto ‘Restauro e Reforma do Espaço Cênico do Teatro Carlos Gomes’ foi aprovado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e permite a captação de R$ 3 milhões junto a patrocinadores. Os valores poderão ser abatidos do Imposto de Renda.

Prêmio Literário Internacional


O primeiro brasileiro a ficar entre os dez finalistas do Prêmio Literário Internacional IMPAC Dublin – o escritor Cristóvão Tezza, autor do livro O Filho Eterno, teve sua obra traduzida pelo ‘Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior’, da Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura. A Biblioteca Demonstrativa de Brasília, da FBN, representa o Brasil na indicação de romances ao prêmio internacional de Dublin. Caso sua obra seja escolhida, o escritor brasileiro receberá o prêmio de 75 mil Euros. O anúncio oficial do resultado da edição 2012 será feito no dia 13 de junho. Participaram das indicações à premiação 162 bibliotecas públicas, representando 122 cidades de 45 países, envolvendo mais de 140 obras literárias.

Leia mais

ou no

Site Oficial do Evento

Literatura e Língua Portuguesa


O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa foi comemorado em 5 de maio. Na data da celebração, a Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, apresentou o projeto de publicação Antologia Literária dos Países de Língua Portuguesa em parceria com as embaixadas dos países que integram a CPLP. O evento foi realizado na Embaixada de Portugal, em Brasília. A antologia vai reunir textos em verso e prosa de quatro escritores de cada país da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste). O projeto tem como finalidade a valorização cultural e o resgate das culturas no campo da literatura de língua portuguesa manifestada por brasileiros, africanos, timorenses e portugueses.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ministério da Cultura e Fiocruz viabilizam a Rede de Saúde e Cultura para a promoção da Qualidade de Vida


A Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e a Fiocruz estão realizando um trabalho para mapear as ações de saúde e cultura desenvolvidas nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, visando dar visibilidade aos projetos e promover a troca de experiências. Podem participar os setores do governo municipal, estadual e federal, que desenvolvam programas ou projetos na interseção Cultura e Saúde, além do Legislativo, ONGs, comunidade civil, universidades, hospitais, centros de saúde, conselhos de saúde, de educação ou de cultura, pontos de cultura e/ou instituições com potencial de parceria que desenvolvem atividades na área.
O questionário será enviado por email e caso, haja interesse, é só entrar em contato com a Representação Regional Sul do Ministério da Cultura, com os bolsistas da Fiocruz Maria Alice Santos e Henry Soares, pelo telefone (51) 32047600 ou pelos emails mariaalice.santos@cultura.gov.br henry.soares@cultura.gov.br .

Série Conhecendo Museus - Trailer lançamento e 1º Episódio



Assista já, o primeiro episódio da Série de TV
CONHECENDO MUSEUS


Bloco 1

Bloco 2

Lançada em Brasília a série de TV Conhecendo Museus


A série de TV Conhecendo Museus, que apresenta ao público os museus do Brasil, seus acervos e as histórias por trás deles teve lançamento em 03 de maio, na sede da LBV, em Brasília. Iniciativa de co-produção entre a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a Fundação José de Paiva Netto (FJPN), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e a TV Escola – Ministério da Educação (MEC), a série é formada por 52 episódios com duração de 26 minutos cada, divididos em dois blocos de 13 minutos. O programa de estreia apresenta o Museu do Futebol (SP) e será exibido pela TV Brasil no dia 8 de maio às 17h30 – com reprise no dia 12 de maio no mesmo horário. Todos os programas serão veiculados pela TV Brasil/EBC e, a partir do segundo semestre de 2012, na TV Escola/MEC. Também estarão disponíveis em portal na internet que contará, além dos vídeos, com fotos e conteúdos extras.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Festival de Artes Audiovisuais de La Plata em Buenos Aires/Argentina


A 7ª edição do Festival de Artes Audiovisuais de La Plata (FESAALP), organizada pelo grupo Ópera Prima, está com inscrições abertas até 2 de julho. O evento visa divulgar filmes latino-americanos independentes, com pouca circulação no mercado. A edição de 2012 acontece entre os dias 15 e 22 de setembro no Centro Cultural Ilhas Malvinas (Buenos Aires, Argentina) e recebe inscrições de obras para as categorias Curta-metragem – filmes com até 25 minutos dos gêneros ficção, animação, vídeo minuto, videoclipe, fantástico e documentário – e Longa-metragem – filmes com o mínimo de 50 minutos, dos gêneros ficção e documentário. 

Para mais informações acesse o portal do Festival de Artes Audiovisuais de La Plata

Festival de Cinema de Gramado abre inscrições para mostras competitivas


Estão abertas até 1° junho, as inscrições para o 40º Festival de Cinema de Gramado (RS), que será realizado na cidade no período de 10 a 18 de agosto. O evento conta com quatro mostras competitivas. A primeira para filmes de longa-metragem brasileiros; a segunda para filmes de longa-metragem estrangeiros; a terceira para filmes de curta-metragem brasileiros; e a quarta para filmes de curta-metragem gaúchos. O Festival promove ainda a Mostra Especial de Cinema Gaúcho, com filmes de longa metragem produzidos no Rio Grande do Sul, e a Mostra Panorâmica, com filmes de longa metragem brasileiros e/ou estrangeiros fora da competição.

Leia mais no site da ANCINE

ou na página do Evento

Convênio beneficiará 10 Pontos de Leitura em Bento Gonçalves/RS


A Secretaria da Cultura de Bento Gonçalves, juntamente com a Biblioteca Pública Castro Alves trabalham para a destinação de um convênio do governo federal de R$ 200 mil, para distribuir entre 10 Pontos de Leitura no município, sendo R$ 20 mil cada um, graças com o Ministério da Cultura (Minc). Cada entidade deve utilizar a verba para as atividades de uma minibiblioteca: tanto compra de livros, mobiliário e computadores, como nas ações propostas. Dos R$ 200 mil do convênio, R$ 160 mil são provenientes do Minc, e R$ 40 mil são contrapartida da prefeitura de Bento. As avaliações são supervisionadas pelo representante do Minc Andrey do Amaral dos Santos, que visitou as entidades nos bairros e interior. Neste primeiro momento, três entidades passaram pela avaliação e devem ser divulgadas em breve. As outras sete serão escolhidas através de um novo edital, que será prorrogado.

Festival de Popoli abre inscrições para mostra competitiva internacional


Festival Internacional de Documentários de Popoli está com inscrições abertas para a mostra competitiva. Filmes concluídos antes de 30 de abril de 2012 devem ser inscritos até 15 de junho. Obras que ainda estão em fase de produção ou serão concluídas após 30 de abril podem ser inscritas até 30 de junho. Cópias do filme em DVD devem ser enviadas com uma sinopse em inglês, filmografia do diretor e roteiro de pós-produção para o endereço discriminado no regulamento. O Festival conta com três mostras competitivas para estrangeiros : Competição Internacional de Documentários, onde competem os filmes com mais de 40 minutos; Competição Internacional de Documentários Curtos, para filmes com até 40 minutos; e Prêmio da Audiência, em que competirão os filmes escolhidos da categoria Competição Internacional de Documentários. Um júri especializado formado por membros da indústria cinematográfica e cultural escolherá os filmes que serão premiados nas duas primeiras categorias.

Lei de Acesso à Informação


Representantes do Ministério da Cultura e da Controladoria-Geral da União (CGU) se reuniram no dia 23 de Abril para debater a implementação da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11), que entrará em vigor no próximo dia 16 de maio. Conduzido pelo secretário-executivo do MinC, Vitor Ortiz, e pelo ouvidor-geral da União, José Eduardo Romão, o encontro serviu para traçar um panorama sobre o cronograma de execução das ações no âmbito do MinC e estreitar ainda mais a parceria com a CGU. A orientação é que todos os órgãos e entidades do governo federal divulguem proativamente o máximo de informações possível, com ênfase nas questões de interesse coletivo e que são frequentemente demandadas, como dados sobre o próprio órgão, seus programas e ações, despesas e transferências de recursos, procedimentos licitatórios, contratos e resultados de auditorias.

Leia mais aqui

terça-feira, 8 de maio de 2012

Pontos de Cultura Indígena


Em 2012, o Ministério da Cultura vai implantar 79 novos Pontos de Cultura Indígena nas cinco regiões do país, totalizando 109 pontos com metodologia específica para a cultura indígena. Serão 24 pontos na região Sul, 22 no Norte, 16 no Centro-Oeste, nove no Sudeste e oito no Nordeste, que se somarão aos 30 que já estão em atividade nos estados do Amazonas, Acre, Roraima, Mato Grosso e Rondônia. Na quinta-feira, 19 de abril, Dia do Índio, o Ministério da Cultura assinou dois convênios para a implantação de 33 Pontos de Cultura Indígena, sendo 22 na região Norte e 11 na região Centro-Oeste. Além dos convênios, foi repassada a primeira parcela dos recursos para a instalação de novos pontos nas regiões Sudeste (9), Sul (24) e Centro-Oeste (5). A ação do MinC tem como objetivo a promoção e o fortalecimento das identidades e da diversidade cultural dos povos indígenas do Brasil. 

Veja os convênios assinados

Leia mais aqui

Edital Som no Salão 2012 da UFRGS


O Salão de atos da UFRGS está com edital aberto para o ‘Som no Salão 2012’. O projeto visa incentivar e difundir as novas manifestações artístico-musicais brasileiras de cunho autoral, promovendo a acessibilidade e firmando uma política cultural para um dos mais importantes equipamentos culturais de Porto Alegre, o Salão de Atos da UFRGS. A primeira edição do projeto foi em 2011. Neste ano, as apresentações serão nas quartas-feiras, sempre às 20h, nas seguintes datas: 20 de junho, 25 de julho, 19 de setembro e 24 de outubro. As inscrições podem ser feitas até 12 de maio
O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no Site do Salão.

Mais informações no e-mail salaodeatos@ufrgs.br ou ligue 051 3308 3066.

Fundação Biblioteca Nacional lança projeto de Pontos de Leitura Temáticos: ‘Ancestralidade Africana no Brasil’


A Fundação Biblioteca Nacional, através do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), em conjunto com a Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC/MinC) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) lançam o projeto Pontos de Leitura ‘Ancestralidade Africana no Brasil’. O primeiro de diversos Pontos de Leitura Temáticos que a parceria FBN, SCDC e SEPPIR pretende desenvolver ao longo dos próximos anos tem como objetivo apoiar e estimular iniciativas culturais, já em andamento, voltadas para a promoção, preservação e divulgação da cultura de matriz africana. Entre as ações, está a produção e registro da memória destas comunidades, que irão ser transformados em documentos para serem incorporados nos acervos destes Pontos de Leitura. Inicialmente serão dez Pontos de Leitura distribuídos por todas as regiões brasileiras. Na região Sul, fazem parte do projeto: Centro Memorial de Matriz Africana 13 de agosto – Porto Alegre, Rio Grande do Sul e Comunidade Quilombola Serra do Apon – Castro, Paraná. Além do acervo com 600 livros que compõe os kits de montagem dos Pontos de Leitura, cada comunidade receberá outro kit com cerca de 600 livros com temática da matriz africana. Cada kit além do acerco e composto mobiliário e equipamento de informática.

Bonecas Karajá recebem título de Patrimônio Cultural do Brasil


A cerimônia de entrega do certificado de registro como Patrimônio Cultural do Brasil da Ritxoko: Expressão artística e cosmológica do povo Karajá e dos Saberes e práticas associadas ao modo de fazer Bonecas Karajá foi realizada em 1/04, na aldeia Santa Isabel do Morro, também conhecida como Hawaló, em Tocantins. Os modos de fazer as Bonecas Karajá foram inscritos no livro das Formas de Expressão e dos Saberes, reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro em 25 de janeiro de 2012, em reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. As Bonecas Karajá representam uma expressão cultural e artística que reproduz aspectos identitários de extrema importância para este grupo étnico.

Cine MuBe recebe inscrições de curtas e longas


Estão abertas até 31 de maio as inscrições para a 7ª Edição do Cine MuBe - Vitrine Independente, que acontece em São Paulo entre os dias 28 e 30 de junho. Nos dois primeiros dias serão exibidos filmes de escolha do curador e crítico de cinema Christian Petermann, incluindo longas-metragens. No dia 30 serão exibidos os filmes que integram a categoria competitiva. Poderão participar da mostra filmes de média (26 a 60 minutos) e curta-metragem (até 25 minutos), no formato digital. O Cine MuBe premiará as categorias: melhor curta, melhor média, melhor diretor curta, melhor diretor média, melhor atriz, melhor ator, melhor roteiro curta, melhor roteiro média.

Mais informações através da página oficial do evento.

3º Concurso Fotolibro Latinoamericano



Com o objetivo de incentivar e difundir a fotografia latinoamericana, a Editorial RM irá premiar um fotógrafo com a publicação de um fotolivro. As inscrições vão até 29 de junho. Além de ter seu livro publicado com tiragem de mil exemplares, o ganhador terá a publicação distribuída mundialmente pela editora. “A distribuição em larga escala é uma peça fundamental do concurso, que tem como objetivo projetar internacionalmente novos trabalhos latino-americanos”, afirma Claudi Carreras, um dos jurados do prêmio. Desde a publicação de Fotolivros latino-americanos há um interesse crescente na publicação de fotolivros na América Latina. O concurso é direcionado a fotógrafos profissionais, estudantes de fotografia e amadores.

Festival Internacional de Cinema de Pyongyang recebe inscrições até 30 de junho


Estão abertas até 30 de junho as inscrições para o 13º Festival Internacional de Cinema de Pyongyang, que acontece entre os dias 20 e 27 de setembro na Coreia do Norte. O Festival abrigará uma Mostra Competitiva de Longas Ficcionais, uma Mostra Competitiva de Curtas e outra de Documentários, além de exibições especiais. O comitê organizador do Festival cobrirá as despesas de estadia de três participantes em competição e de dois participantes em exibições especiais. Além disso, haverá uma seção chamada "Film Exchange", em que os participantes terão acesso a informações sobre formas de coprodução e compra e venda de direitos para lançamento de filmes na Coreia do Norte. Serão dados o Prêmio Torch para o melhor filme, direção, roteiro, fotografia, ator, atriz, arte/design, música e técnica. Já filmes do tipo documentário e curtas, concorrem nas categorias direção, composição e fotografia.

Informações na página oficial do evento.

Abertas as inscrições para o festival de curtas Interfilm em Berlim


O Interfilm, festival de curtas-metragens de Berlim, está com inscrições abertas até 25 de junho. Quem quiser inscrever uma obra precisa ficar atento a algumas características: o filme deve durar até 20 minutos e ter sido concluído posteriormente a outubro de 2010. Filmes enviados para o festival de curtas Interfilm serão considerados para o festival parceiro de curta-metragens para crianças e jovens Kuki, também realizado na capital alemã. Caso o curta-metragem seja em alguma outra língua que não alemão ou inglês, deve possuir legendas em alguma das duas línguas. O regulamento está no site shortfilmdepot. Em 2012, o festival Interfilm acontecerá do dia 13 a 18 de outubro.

Leia mais aqui

16º Intercâmbio Internacional de Miniarte Argentina 2012 - Miniart Faces.2


O Projeto Miniarte, idealizado em 2003 pela artista brasileira Clara Pechansky com o objetivo de mostrar, em pequeno formato, um panorama da arte produzida no mundo estará com inscrições abertas de 20 de abril a 20 de junho, para o 2º Miniarte Argentina 2012 – Miniarte Faces. 2. O formato permite um espaço igual para que cada artista expresse suas idéias, oportunizando que múltiplas culturas fiquem lado a lado. O Intercâmbio Internacional de Miniarte oportuniza que artistas de diferentes países e uma diversidade de influências mostrem sua obra em espaços internacionais de arte. O 16º Miniarte acontece no Centro Cultural Francisco Paco Urando, UBA, de 06 a 28 de setembro, em Buenos Aires/Argentina.

Mais informações e regulamento aqui

sexta-feira, 4 de maio de 2012

2ª Mostra de Audiovisuais - Ponto de Cultura Barra Viva

Projeto Sobre a Sexualidade
Professores responsáveis: Joice Rissa, Margareth Rocha, Rafael Luz, Giane Laobckman, Ana Paola Censi e Vera Ojeda
Sinopse: Vídeo que relata o trabalho dos professores e profissionais da saúde que, durante o ano de 2011, desenvolveram com os alunos de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries sobre a Sexualidade na Adolescência.


Escola Francisco Rosales Neumann
Título: B DE BARRA
Professor Responsável Sabrina Diziedzinski 
Direção: Marco Beck, Rafael Karg e Sabrina Dziedzinski
Sinopse: Utilizando as Letras do Alfabeto, este vídeo retrata a Cidade de Barra do Ribeiro.



Escola Fernando Hoff - Turma 71
Título: O Muro
Professora responsável: Sabrina Dziedzinski
Sinopse: Este vídeo relata situações vividas por um menino de 7 anos de idade. Baseado na obra "O Muro" de Júlio Emílio Braz.


Escola Fernando Hoff
Título: Um Sonho de Natal
Professora responsável: Sabrina Dziedzinski
Sinopse: Vídeo que conta a história de uma boneca que foi jogada no lixo, baseado na obra "Vida de brinquedo" de Júlio Emílio Braz. A trilha sonora foi composta e interpretada por alunos da escola.

Rádio Web Barra Viva