Pontão Geribanda FURG

terça-feira, 29 de março de 2011

Exposição fotográfica “Reflexos” no Ponto de Cultura ArtEstação

Entre os dias 4 e 10 de fevereiro de 2011, a bióloga Bruna Barros Lima participou de uma expedição pelo rio Negro, o maior afluente da margem esquerda do rio Amazonas, o mais extenso rio de água negra do mundo, e o segundo maior em volume de água (atrás somente do próprio Amazonas). E por ser apaixonada por fotos, a expedição resultou num grande arquivo de belas imagens e algumas delas, agora, fazem parte da exposição Reflexos.

Navegando pelo rio Negro, Bruna foi ao encontro de uma floresta Amazônica, mas acabou vendo duas! “Nessa exposição resolvi mostrar uma das coisas que mais me encantou na viagem, os reflexos. Em alguns pontos do rio Negro, onde a água ficava bem parada, ela tinha propriedades de um espelho perfeito e refletia lindamente cada árvore e galho retorcido”, diz a bióloga e fotógrafa.

A exposição fotográfica Reflexos tem abertura no dia 2 de abril, às 20 horas, no Ponto de Cultura ArtEstação (antiga estação férrea, na entrada do balneário Cassino) e permanecerá aberta até o final do mês, podendo ser visitada no turno da manhã às terças-feiras das 9h as 12h; na parte da tarde, de quarta à sexta-feira das 14h às 17h30 e aos sábados, das 15h as 18h, e no período da noite, nas quartas e sextas-feiras, das 19h as 22h.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Secretaria da Cultura do RS e FURG discutem parcerias


A pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Rio Grande, professora Rita Patta Rache, esteve nesta quarta-feira (23), na Diretoria de Cidadania Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, para discutir parcerias entre as duas instituições. A idéia é executarem trabalhos em comum em relação à pesquisa, à extensão e ao ensino, envolvendo os pontos de cultura existentes nas regiões Sul e Centro Sul do Rio Grande do Sul.

Acompanhada por representantes do Ponto de Cultura ArtEstação e do Geribanda – Pontão de Cultura, a dirigente da FURG analisou com o diretor de Cidadania Cultural, Marcelo Azevedo, a possibilidade de serem realizadas ações que estimulem os 16 pontos de cultura que, em rede, são geridos pelo Geribanda.

O Ponto de Cultura ArtEstação faz um trabalho de educação patrimonial com jovens de 18 a 28 anos da rede pública de ensino para que eles percebam o ambiente com mais atenção, estimulando-os com oficinas de desenho, foto, vídeo, costura, serigrafia e confecção de camisetas, bolsas, livros e cartões postais. Esse esforço visa à construção de uma economia solidária, dando oportunidades para que os jovens possam ser inseridos no mercado das profissões. A obra social tem também repercussão no desenvolvimento do turismo da Metade Sul.

A presença da Universidade Federal de Rio Grande na área da cultura é ainda fortalecida pelo Geribanda – Pontão de Cultura, numa parceria com o Ministério da Cultura, coordenando 16 pontos de cultura das regiões Sul e Centro Sul, numa atuação em atividades audiovisuais, de bens imateriais e da cultura digital com o objetivo de fortalecer as ações da sociedade civil e promover a cultura brasileira.

Postado em www.cultura.rs.gov.br [23/03/11]

Inscrições Abertas Oficinas: Ponto de Cultura Axé Raízes

Mais informações 53 3262-1818
axeraizes.guarani@gmail.com
Arroio Grande RS

quarta-feira, 23 de março de 2011

Convite para inauguração: Ponto de Cultura Jerivarte

Ponto de Cultura Jerivarte
Inauguração
Sexta, 25 de março de 2011
Rancho da Amizade
Rua Coronel Malam Dangrogne, 220
Santa Vitória do Palmar RS
Mais informações kininho1@hotmail.com

sábado, 19 de março de 2011

Convite para inauguração: Ponto de Cultura Axé Raízes

Ponto de Cultura Axé Raízes
Inauguração
Sábado, 19 de março de 2011
19H
Clube Guarani
Rua Basílio Conceição 181
Arroio Grande RS
Mais informações axeraizes.guarani@gmail.com

sexta-feira, 11 de março de 2011

Inauguração Ponto de Cultura Caras de Pau / São José do Norte

Inauguração Ponto de Cultura Acandhis / Canguçu

Semana Pedagógica: Projeto Arte da Periferia / Rio Grande

Reuniões da Semana Pedagógica: Projeto Arte da Periferia - que começou no dia 28 de Fevereiro.

Fotos do 1º encontro da Semana Pedagógica; onde o presidente do projeto e os oficineiros da Tv, Rádio, Percussão e Hip-Hop, reuniram-se para discutir além do cronograma de dias e horários das oficinas, os objetivos e conteúdos programáticos que serão desenvolvidos ao longo do projeto.