Pontão Geribanda FURG

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Estação Cine Clube - Rio Grande RS

Dia 6/junho Memória do Saque
Direção: Pino Solanas
O filme mostra de que forma a Argentina foi saqueada pelas grandes corporações, de como o governo neoliberal de Menem conseguiu levar o país a bancarrota, privatizando tudo e servindo aos interesses do FMI, Banco Mundial e OMC.
A Argentina passa da condição de pais “quase de 1º Mundo” para um país em que a maioria da população se torna miserável. Toda essa Situação se tornou insuportável até finalmente explodir na revolta popular de 19 e 20 de dezembro de 2001.

Dia13/junho O Pesadelo de Darwin
Direção: Hubert Sauper (2004)
Às margens do maior lago tropical do mundo, considerado como o berço da humanidade, é hoje o palco do pior pesadelo da globalização. Na Tanzânia, nos anos 60, a Perca do Nilo, um predador voraz, foi introduzido no lago Vitória, como experiência científica. Depois, praticamente todas as populações de peixes indígenas foram dizimadas. Desta catástrofe ecológica nasceu uma indústria frutuosa, pois a carne branca do enorme peixe é exportada com sucesso em todo o hemisfério norte.

Dia 20/junho À Margem do Concreto
Direção: Evaldo Mocarzel (2006)
À Margem do Concreto é um documentário sobre os sem-teto e os movimentos de moradia na cidade de São Paulo. O filme acompanha a atuação de várias lideranças que promovem atos de ocupação na região central de São Paulo e que estão fazendo justiça social com as próprias mãos, conquistando a tão sonhada moradia para uma população miserável que não suporta mais viver em albergues e cortiços.

Dia 27/junho Serras da Desordem
Direção: André Tonaci (2006)
Carapirú é um índio nômade, que escapa de um ataque surpresa de fazendeiros. Durante 10 anos ele perambula sozinho pelas serras do Brasil central, até ser capturado em novembro de 1988, a 2000 km de distância de sua fuga inicial. Levado a Brasília pelo sertanista Sydney Ferreira Possuelo, em uma semana ele se torna manchete por todo o país e centro de uma polêmica entre antropólogos e linguistas em relação a sua origem e identidade.

Ponto de Cultura ArtEstação
Estação Cine Clube
toda segunda 20H entrada livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário