Pontão Geribanda FURG

quinta-feira, 24 de março de 2011

Secretaria da Cultura do RS e FURG discutem parcerias


A pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Rio Grande, professora Rita Patta Rache, esteve nesta quarta-feira (23), na Diretoria de Cidadania Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, para discutir parcerias entre as duas instituições. A idéia é executarem trabalhos em comum em relação à pesquisa, à extensão e ao ensino, envolvendo os pontos de cultura existentes nas regiões Sul e Centro Sul do Rio Grande do Sul.

Acompanhada por representantes do Ponto de Cultura ArtEstação e do Geribanda – Pontão de Cultura, a dirigente da FURG analisou com o diretor de Cidadania Cultural, Marcelo Azevedo, a possibilidade de serem realizadas ações que estimulem os 16 pontos de cultura que, em rede, são geridos pelo Geribanda.

O Ponto de Cultura ArtEstação faz um trabalho de educação patrimonial com jovens de 18 a 28 anos da rede pública de ensino para que eles percebam o ambiente com mais atenção, estimulando-os com oficinas de desenho, foto, vídeo, costura, serigrafia e confecção de camisetas, bolsas, livros e cartões postais. Esse esforço visa à construção de uma economia solidária, dando oportunidades para que os jovens possam ser inseridos no mercado das profissões. A obra social tem também repercussão no desenvolvimento do turismo da Metade Sul.

A presença da Universidade Federal de Rio Grande na área da cultura é ainda fortalecida pelo Geribanda – Pontão de Cultura, numa parceria com o Ministério da Cultura, coordenando 16 pontos de cultura das regiões Sul e Centro Sul, numa atuação em atividades audiovisuais, de bens imateriais e da cultura digital com o objetivo de fortalecer as ações da sociedade civil e promover a cultura brasileira.

Postado em www.cultura.rs.gov.br [23/03/11]

Nenhum comentário:

Postar um comentário